Recrutamento e Seleção

botao aumentar fonte botao diminuir fonte

As empresas buscam indivíduos que possam compor o seu quadro de funcionários. O objetivo comum é estabelecer uma relação de troca de benefícios, que será mais satisfatória se a pessoa escolhida apresentar os requisitos adequados.

Em virtude desta procura por pessoas adequadas, faz-se necessário a realização de um processo de recrutamento e seleção o mais eficaz possível. Por isso levamos em consideração as técnicas que serão mais efetivas para cada cargo e organização, de forma que este seja eficiente, mas sem demandar tempo excessivo e sem gerar um ônus maior a organização.

O Recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

Antes de qualquer processo seletivo faz-se necessário o levantamento do perfil adequado do candidato que deverá preencher a vaga. A partir destas informações, inicia o processo de recrutamento que pode ser o recrutamento externo ou interno.

O Recrutamento Interno é a busca pelo profissional que se concentra na própria empresa, através de remanejamento de colaboradores que podem ser transferidos, promovidos ou ainda transferidos com promoção.

Já o Recrutamento Externo  trata da busca do profissional fora da empresa, no mercado de trabalho.

Etapas do Recrutamento:

  • Definição de Perfil: levantamento junto às gerências das qualificações necessárias para exercer a função referente à vaga em aberto;
  • Divulgação da vaga: utilização os meios de comunicação supostamente mais acessíveis aos possíveis candidatos;
  • Recepção e triagem de currículos de acordo com o perfil previamente definido.

Etapas da Seleção:

Utilizamos a metodologia e a técnica que nos permite identificar de forma precisa, o perfil dos profissionais selecionados.

Utilizamos com eficiência:

  • Dinâmicas de grupo: inicialmente procuramos promover um clima de integração e harmonia entre os candidatos, estimulando-os a uma participação ativa, propondo a vivência de situações semelhantes às atividades que exercerão em suas funções, objetivando observar atitudes, postura, linguajar, relacionamento interpessoal, traços de personalidade, interesses e comprometimento com a tarefa;
  • Testes de conhecimento específico da área, quando necessário;
  • Redação de próprio punho, com tema livre ou a ser definido pelo selecionador;
  • Psicometria (dependendo do perfil da vaga);
  • Entrevista Individual para aprofundamento do conhecimento sobre o candidato, e avaliação de sua firmeza frente a aceitação da proposta que lhe será apresentada;
  • Laudo do candidato: avaliação final e conclusiva do processo seletivo.

 

Encaminhamento dos candidatos selecionados para a empresa, para entrevista com quem couber a resolução final da admissão do candidato.

IESAP© - Todos os direitos reservados
Tel.:  (21) 2510-3847