Curso Gestão de Processos na Área Pública

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Professor: Paulo Faraco - currículo

Carga Horária: 16h

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OBJETIVOS:

Apresentar os fundamentos e as principais ferramentas da gestão de processos, em consonância com as diretrizes do planejamento estratégico do Órgão explicitadas através da Resolução 70 do CNJ e, especificamente, atender ao determinado na Meta nº 6.

Sensibilizar os participantes para as possibilidades de aplicação das ferramentas e técnicas atuais de gestão por processos, com vistas à avaliação e a melhoria do desempenho dos principais processos de trabalho afetos aos diversos órgãos.

PÚBLICO-ALVO: que atuam ou pretendam atuar como gestores e modeladores de processos finalísticos ou de apoio à prestação jurisdicional.

Programa:

Unidade I – Introdução ao Gerenciamento por Processos

1.1- Conceitos de gestão pública por processos.

1.2- Distinção entre produto, serviço, projeto e processo. Alinhamento ao planejamento estratégico.

1.3- Sistemas de transformação e modelos de transformação por processos. Conceito fornecedor interno-cliente interno/fornecedor externo-cliente externo.

1.4- Alguns Modelos de Gestão na Administração Pública. (UNIBACEN, Secretaria do Tesouro, TRT/RJ, GESPUBLICA, etc...)

Unidade II – Gestão por processos

2.1 – Papel e responsabilidades do Gestor Público.

2.2 – Importância e aplicação das Resoluções 70 e 76 do CNJ. (Planejamento Estratégico, indicadores e a Meta 6)

2.3 – Implementação da Gestão de Processos. As resoluções 49 e 70 do CNJ e a criação e operacionalização de Núcleos de Estatística e de Gestão Estratégica.

2.4 – Exercício prático – Levantamento de 2 macroprocessos.

UNIDADE III – Projeto de Processo

3.1 - Modelagem de Processos

3.2 - Ferramentas para Modelagem

3.3 - Elaboração de Indicadores de Desempenho

3.4 - Implementação de Processos, documentação e controle de versões

3.5 - Exercicio Prático

UNIDADE IV - Gerenciamento, Controle e Melhoria de Processos

4.1 - Ciclo PDCA - Aplicação do método de Análise e solução de Problemas (MASP)

4.2 - Ferramentas de diagnóstico e identificação de problemas. Importância dos Indicadores para diagnóstico.

4.3 - Elaboração do Plano de Ação

4.4 - Padronização da Solução


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